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Bijoux royaux français - Un voyage dans le temps

Jóias da Realeza francesa - Uma viagem no tempo

 

Les bijoux français ont une histoire illustre, riche en récits de noblesse, de royauté et de mystère. La collection de bijoux royaux français comprend des pièces d'une importance unique. Que ce soit la quête de François Ier pour montrer ses pouvoirs de roi divin à travers ses regalia (objets symboliques royaux) ou l'ambition de Napoléon Bonaparte d'apparaître comme le successeur légitime de la couronne française à travers les joyaux de la couronne.


Aujourd'hui, nous allons faire un voyage à travers l'histoire de la royauté française et de certains des plus importants bijoux qui ont marqué le cours du temps.

 

A joalheria francesa tem uma história ilustre, rica em contos de nobreza, realeza e mistério. A coleção de jóias da realeza francesa possui em seu acervo peças de importância únicas. Seja a busca de François Iº de mostrar seus poderes como um rei divino através de suas regalias (objetos simbólicos reais) ou na ambição de Napoleão Bonaparte de aparecer como o legítimo sucessor da coroa francesa através das jóias da coroa.


Hoje vamos fazer uma viagem através da história da realeza francesa e de algumas das jóias mais importantes que marcaram o curso do tempo.

 



Les joyaux de l'Ancien Régime


L'Ancien Régime désigne une longue période du système politique et social du Royaume de France, allant de la fin du Moyen Âge à la Révolution française.

Durant cette période, les bijoux de la Couronne française peuvent être considérés comme des regalia, ce dont témoignent les peintures et les sculptures de cette époque. Ces regalia étaient souvent utilisés et pensés pour prolonger la symbologie du droit divin des rois.

Les rois français du Moyen Âge utilisaient ces objets dans toutes les procédures royales, les festivals, les fêtes, les jours fériés, etc. Lorsque ces insignes étaient transmis à un roi successeur, ce dernier portait, selon la tradition, une nouvelle couronne créée spécialement pour lui. Toutefois, les bijoux et les pierres qui étaient importants pour ses prédécesseurs étaient retirés des anciennes pièces et réutilisés dans la nouvelle couronne et les autres objets.


Cette procédure a permis d'enrichir la collection royale française d'ornements et d'emblèmes médiévaux au fil des souverains successifs, établissant un trésor officiel qui a été lancé par François 1er en 1530. Il était impensable de porter des insignes en dehors des événements et des occasions sacrés, mais le roi avait besoin de démontrer les pouvoirs qu'il avait acquis par le biais d'une imagerie puissante. Et c'est ainsi que l'utilisation de pierres précieuses est devenue une règle.


À cette époque, la royauté française possédait 8 pierres précieuses remarquables, dont un spinelle rouge de 105 carats, le "Côte-de-Bretagne", était le plus remarquable. Mais pendant les troubles causés par la Ligue catholique, de nombreuses pierres précieuses ont été perdues, avant d'être restituées à la cour par le roi Henri IV.


Lorsque le roi Louis XIV rejoignit la couronne, ce fut le retour définitif des bijoux étincelants au sein de la royauté, permettant à leurs porteurs d'éclipser les dépouilles.

Surnommé le Roi Soleil, Louis XIV voulait briller plus que quiconque car c'était sa façon de se montrer comme le centre de l'univers. La première addition à sa collection était 18 pierres presque parfaites connues sous le nom de diamants Mazarin.

La collection royale s'est enrichie lorsque Marie-Thérèse a apporté à la cour, en cadeau de son père, la perle "La Pelegrina" pour son mariage avec Louis XIV en 1660.

Le Roi Soleil a acquis une autre pierre importante, le diamant bleu Tavernier, qui a ensuite été taillé et transmis à l'histoire sous le nom de diamant Hope (vous vous souvenez de notre précédent billet sur les bijoux dans les films ? On la voit dans le film titanic ! Et la perle La Pelegrina faisait partie de la collection d'Elisabeth Taylor ! vérifiez tout cela sur - www.laspiniella.fr/post/bijoux-iconiques-du-cinéma). Sa collection royale ne s'est pas arrêtée là, bien sûr ! Les pièces importantes sont nombreuses, mais un autre joyau acquis par Louis XIV mérite d'être mentionné : le saphir Ruspoli de 135 carats avec seulement 6 facettes.


Le petit-fils de Louis XIV, Louis XV, a également apporté des ajouts importants à la vaste collection de bijoux qu'il avait héritée de son grand-père. Parmi elles, son acquisition la plus importante était un diamant rose de 20 carats appelé le diamant Hortense.


L'histoire ne s'arrête pas là, puisque Louis XVI et sa nouvelle épouse Marie-Antoinette étaient très friands de diamants. À l'époque, le Trésor public possédait une énorme collection, certaines sources citent des dizaines de milliers, de bijoux précieux. Marie-Antoinette, l'une des têtes les plus célèbres qui ont roulé dans la Révolution française, portait et abusait de ses bijoux et recevait de magnifiques cadeaux de son mari et de son beau-père. Mais son affection pour les bijoux étincelants s'est émoussée lorsqu'elle a été impliquée dans l'affaire du collier de diamants, une intrigue créée par la comtesse Jeanne de La Motte-Valois. Après cet épisode, Marie-Antoinette a commencé à s'habiller plus "sobrement". Les Joyaux de la Couronne ont été portés pour la dernière fois par Marie-Antoinette et Louis XVI en 1789, lors de la grande ouverture des États généraux, comme un cataclysme en forme de Révolution à venir.

 

As jóias do Antigo Regime


O Antigo Regime refere-se a um longo período no sistema político e social do Reino da França, que vai desde o final da Idade Média até a Revolução Francesa.

Durante este período, as jóias da Coroa francesa podem ser consideradas como regalia, o que evidenciamos a partir das pinturas e esculturas deste período. Estas regalias eram freqüentemente usadas e pensadas para ampliar a simbologia do direito divino dos reis.

Os reis franceses da Idade Média usavam tais objetos em todos procedimentos reais, festivais, dias de festa, dias públicos, etc. Quando estas regalias eram transmitidas a um rei sucessor, este pela tradição usaria uma coroa nova criada especificamente para ele, entretanto, as jóias e pedras que eram importantes de seus antecessores, eram removidas das antigas peças e reutilizadas tanto na nova coroa como nos demais objetos.


Este procedimento enriqueceu a coleção real francesa de ornamentos e emblemas medievais com cada governante sucessivo, estabelecendo um tesouro oficial que foi iniciado por François 1º em 1530. Era impensável usar regalia fora dos eventos e ocasiões sagradas, mas o rei precisava demonstrar seus poderes adquiridos através de imagens poderosas. E foi assim que o uso de gemas preciosas tornou-se uma regra.


Nessa época, a realeza francesa possuía 8 gemas notáveis, das quais um Espinélio vermelho de 105 quilates, o ”Côte-de-Bretagne" era a mais notável. Mas durante os problemas causados pela Liga Católica, muitas das jóias foram perdidas, sendo restauradas à corte pelo Rei Henri IV.


Quando o rei Luís XIV aderiu à coroa, foi o retorno definitivo das jóias reluzentes à realeza, fazendo com que seus portadores brilhassem mais do que os restos mortais.

Conhecido como o Rei Sol, Luís XIV queria brilhar mais do que ninguém porque era sua maneira de se mostrar como o centro do universo. A primeira adição à sua coleção foram 18 pedras quase perfeitas conhecidas como diamantes Mazarin.


A coleção real foi enriquecida quando Maria Theresa trouxe para a corte, como um presente de seu pai a pérola, "La Pelegrina", para seu casamento com Luís XIV em 1660.

O Rei sol adquiriu outra pedra importante, o diamante azul Tavernier, que mais tarde foi cortada e passada para a história como o diamante Hope (lembra do nosso post anterior sobre as joias no cinema? Ele está lá no Filme titanic! E a pérola La Pelegrina pertenceu ao acervo de Elisabeth Taylor! confira tudo no - www.laspiniella.fr/post/bijoux-iconiques-du-cinéma). Sua coleção real não parou por aí é claro! Foram inúmeras peças importantes, mas outra gema adquirida por Luis XIV digna de ser mencionada é a safira Ruspoli, de 135 quilates com apenas 6 facetas.


O neto de Luís XIV, Luís XV, fez também algumas adições importantes à vasta coleção de jóias que havia herdado de seu avô. Entre elas a sua aquisição mais importante foi um diamante rosa de 20 quilates chamado de diamante Hortense.

A história não para por aí, pois Louis XVI e sua nova esposa Marie Antonieta gostavam muito de diamantes. Naquela época, o Tesouro da Coroa tinha uma enorme coleção, algumas fontes citam dezenas de milhares, de jóias preciosas. Maria Antoinette, uma das cabeças mais famosas que rolaram na Revolução Francesa, usava e abusava de suas jóias e recebeu presentes magníficos de seu marido e sogro. Mas seu afeto pelas joias reluzentes diminuiu quando ela foi implicada no caso do colar de diamante, uma intriga criada pela condessa Jeanne de La Motte-Valois. Após esse episódio Maria Antonieta passou a vestir-se de forma mais “sóbria”. As Jóias da Coroa foram usadas pela última vez por Maria Antonieta e Luís XVI em 1789, na grande inauguração do Estado Geral, como um cataclismo na forma da Revolução que estava chegando.

 



L'ère de Napoléon Bonaparte et de la Restauration des Bourbons


En 1789, la Révolution française est née d'une révolte contre les rois et les nobles. Il a causé une inondation de destruction et a tout balayé, même les bijoux. De nombreux bijoux remarquables ont été mis en sécurité dans le Garde Meuble (Trésor) après le début de la Révolution, mais en 1793, ils ont été volés dans le chaos. De nombreux trésors ont disparu et ce vol a entraîné une perte incommensurable dans l'histoire de France.


Une grande partie des insignes de couronnement, tels que le sceptre de l'Ancien Régime de Charles V, la main de justice en ivoire et la couronne de Charlemagne, ont été volés, ainsi que de nombreuses pièces magnifiques de l'artisanat suprême de l'Ancien Régime, telles que des orbes, des calices et des reliques.

Parmi les bijoux remarquables perdus lors du vol figurent certaines des grandes pierres accumulées par la royauté française, telles que le spinelle Côte de Bretagne, le diamant Hortense, le diamant French Blue Hope, le diamant Régent et le diamant Sancy. Certains ont été récupérés, d'autres ont été perdus, et d'autres encore sont passés dans d'autres mains.


Lorsque Napoléon est arrivé au pouvoir et que ses aspirations impériales se sont accrues, il a tenté non seulement de réparer les dommages subis par les joyaux de la couronne, mais aussi d'en augmenter le nombre. Pendant son règne en 1814, le nombre de bijoux est passé de 10 000 à plus de 65 000. Napoléon connaissait le pouvoir de l'imagination, et il a donc commencé à créer de nouveaux ornements splendides, non seulement pour lui-même, mais aussi pour sa propre famille. Ces regalia étaient un mélange artistique de sa vision du glorieux pouvoir romain avec les regalia de l'Ancien Régime, l'intention étant de lui donner une authenticité monarchique.

Le bijoutier préféré de Napoléon était Marie-Etienne Nitot, qui a créé des pièces élégantes et intemporelles pour Napoléon. Son style est proche des thèmes du néoclassicisme. À la fin du règne de Napoléon, en 1815, certaines de ces pièces ont été dispersées dans les familles dirigeantes d'Europe par le biais de mariages avec les familles Bonaparte et Beauharnais.

Pendant la restauration des Bourbons, en raison de l'extrême inimitié contre Napoléon, la plupart des bijoux de l'époque ont été modifiés pour être adaptés à leur propre image.

Louis XVIII a détruit les couronnes du sacre de Napoléon ainsi que toutes les couronnes de ses épouses, mettant ainsi fin au lien entre l'époque de Napoléon et la collection de couronnes. Les Bourbons ont demandé les services de Bapst et Fils au lieu de Nitot. Charles X aspire au retour de l'Ancien Régime avec tous ses privilèges et ses bijoux de rêve. Charles X portait une merveilleuse couronne de diamants qui comprend une fleur de lys avec le diamant Sancy. Ce couronnement coloré et élégant fut le dernier de l'histoire de France.

En 1830, la branche la plus jeune de la famille Bourbon, les Orléans, prend le pouvoir après l'enlèvement de Charles X. Le roi proclamé de France, Louis Philippe, n'a pratiquement rien apporté à la collection de la couronne française en raison de sa personnalité peu inspirée et terne. Il a été écarté du pouvoir en 1848, alors que l'économie du pays se détériorait et que la monarchie française, qui régnait depuis longtemps, touchait à sa fin.

 

A era de Napoleão Bonaparte e a Restauração do Bourbon


Em 1789, a Revolução Francesa ocorreu com uma revolta contra os reis e os nobres. Ela provocou um dilúvio de destruição e varreu tudo até mesmo as jóias. Muitas jóias notáveis foram mantidas em segurança no Garde Meuble (Tesouro) após o início da Revolução, mas em 1793 estas foram roubadas no caos. Muitos tesouros desapareceram e este roubo resultou em uma perda imensurável na história francesa.


Grande parte da regalia de coroação, como o cetro do Antigo Regime de Carlos V, a mão de marfim da justiça e a coroa de Carlos Magno foram roubados, juntamente com muitas peças magníficas do supremo artesanato do Antigo Regime; como orbes, cálices e relíquias.

Entre as jóias notáveis perdidas no roubo estavam algumas das grandes pedras acumuladas pela realeza francesa, como o espinélio Côte de Bretagne, o diamante Hortense, o diamante Hope Azul Francês, o diamante Regent e o diamante Sancy. Alguns foram recuperados, outros foram perdidos, e outros passaram para outras mãos.


Quando Napoleão chegou ao poder e suas aspirações imperiais aumentaram, ele tentou não apenas reparar os danos às jóias da coroa, mas também aumentar seu número. Durante seu reinado, em 1814, o número de jóias aumentou de 10.000 para mais de 65.000. Napoleão conhecia o poder da imaginação, e assim ele começou a criar esplêndidos novos ornamentos, não apenas para si mesmo, mas também para sua própria família. Estas regalia eram uma mistura artística de sua visão do glorioso poder romano com a regalia do Antigo Regime, sendo a intenção de dar-lhe autenticidade monárquica.


A joalheira favorita de Napoleão era Marie-Etienne Nitot, que criou peças elegantes e atemporais para Napoleão. Seu estilo era semelhante aos temas do neoclassicismo. No final do reinado de Napoleão em 1815, algumas dessas peças foram dispersas para as famílias dirigentes da Europa através de seus casamentos nas famílias Bonaparte e Beauharnais.

Durante a restauração dos Bourbon, devido à extrema inimizade contra Napoleão, a maioria das jóias de seu tempo foram modificadas para se adequarem a sua própria imagem.

Luís XVIII destruiu as coroas de coroação de Napoleão e também todas as coroas de suas esposas para assim pôr fim à ligação entre a era de Napoleão e a coleção da Coroa. Os Bourbons procuraram os serviços de Bapst et Fils ao invés de Nitot. Carlos X aspira o retorno do Antigo Regime com todos os seus privilégios e jóias de sonho. Charles X usou uma coroa de diamante maravilhosa que nela inclui uma flor-de-lis com o diamante Sancy. Esta colorida e elegante coroação foi a última na história francesa.

Em 1830, o ramo mais jovem da família Bourbon, os Orléans, chegaram ao poder após o seqüestro de Charles X. O proclamado rei da França, Louis Philippe, não contribuiu quase nada para a coleção da coroa francesa devido a sua personalidade pouco inspiradora e sem brilho. Ele foi removido do poder em 1848, quando a economia da nação se deteriorou e a longa monarquia francesa reinante chegou ao fim.

 



L'établissement du Second Empire


La monarchie est remplacée par la Seconde République en 1848, qui devient le Second Empire en 1853. Cet empire est personnifié en Napoléon III par proclamation plutôt que par couronnement, si ce n'est que ce dernier est un neveu de Napoléon. Bien qu'il ait choisi de ne pas faire revivre les traditions disparues de l'ancien Empire, il avait un profond penchant pour les bijoux. Il couvre sa femme, Eugénie de Montijo, de bijoux et en fait la beauté emblématique du Second Empire.

Son look et son apparence définissent le style du Second Empire. Sa broche en diamants en forme de groseilles à maquereau et de leurs feuilles est l'une des reliques qui a survécu jusqu'à ce jour et est aussi grande que la paume d'une main.

L'empereur et l'impératrice continuent à utiliser les services de Bapst & Fils et engagent Gabriel Lamonnier pour réaliser des bijoux extravagants. Elle a demandé à Bapst de réaliser un nœud de corsage ainsi qu'un peigne à cheveux en forme de cascade de diamants, une étoile et des épingles à cheveux florales, reflétant ainsi son amour profond pour les bijoux du XVIIIe siècle.


Les bijoux les plus remarquables de cette période ont été réalisés par Lemonnier, comme le diadème en perles et diamants créé à partir de la perle et du diamant de l'impératrice Joséphine. Il a présenté La Regente et La Perle Napoléon, ainsi que plusieurs autres perles et diamants. À cette époque, les techniques de taille évoluent et apparaît la taille brillant, ce qui fait qu'une grande partie des bijoux commandés par l'impératrice, qui s'inspiraient du naturalisme du XIXe siècle, comme les roses, les feuilles, les plumes et les vignes étaient des bières de diamants de cette nouvelle taille.

 

O estabelecimento do Segundo Império


A monarquia foi substituída pela Segunda República em 1848, que se tornou o Segundo Império em 1853. Este império foi personificado em Napoleão III pela proclamação e não pela coroação, além deste ser um sobrinho de Napoleão. Embora ele tenha optado por não reavivar as extintas tradições do antigo Império, ele tinha uma profunda propensão para a joalheria. Ele cobriu sua esposa, Eugenie de Montijo, com jóias e fez dela a beleza imagem do Segundo Império.

Seu visual e sua aparência definiram o estilo do Segundo Império. Seu broche de diamantes em formato de groselhas e suas folhas é umas das relíquias que sobreviveu até hoje e é tão grande como a palma de uma mão.

O Imperador e a Imperatriz continuaram a utilizar os serviços da Bapst & Fils e contrataram Gabriel Lamonnier para fazer jóias extravagantes. Ela encomendou a Bapst um nó de corpete assim como um pente de cabelo de diamante em formato de cascata, uma estrela e ganchos de cabelo florais refletindo assim seu profundo amor pelas jóias do século XVIII.

As jóias mais notáveis deste período foram feitas por Lemonnier, como a tiara de pérola e diamante criada a partir da pérola e do diamante da imperatriz Josefina. Ele apresentava La Regente e La Perle Napoleon, além de diversas outras pérolas e diamantes. Nesta época, as técnicas de lapidação estavam evoluindo e aí surgiu a lapidação brilhante, fazendo que grande parte das jóias encomendadas pela Imperatriz, que eram inspiradas no naturalismo do século XIX, como rosas, folhas, penas e videiras fosse cervejas de diamantes essa nova lapidação.

 



Troisième Empire et La Grande Vente


Le Troisième Empire est rapidement établi en 1875 au cri de "pas de couronne, pas besoin de roi". Les monarchistes extrémistes ont tenté de se débarrasser de la magnifique collection de joyaux de la couronne en la mettant en vente au Pavillon de Flore du Louvre en 1887. Cette vente a attiré une attention considérable, car tout le monde voulait avoir un morceau de l'histoire des joyaux de la couronne française. Le plus grand succès a été remporté par les joailliers américains Tiffany and Co, qui ont acheté 24 des 69 lots. Grâce à eux, ces joyaux historiques ont ouvert la voie aux riches de l'âge d'or américain.


La tiare en diamants de Joséphine a été acquise par Van Cleef and Arpels, Carl Faberg a acheté la perle de La Regente, qui est finalement allée en Russie. Les 18 diamants Mazarin ont également été dispersés dans le monde entier. La célèbre tiare en perles et diamants de l'impératrice Eugénie a été acquise par la famille Thurn und Taxis.


Les magnifiques broches à fleurs et à nœuds de l'impératrice Eugénie ont été démontées et refaites pour s'adapter à la tendance de la mode du jour, ce qui a provoqué une certaine agitation dans le monde de la bijouterie française. Les bracelets en rubis et diamants, qui proviennent également de l'impératrice Eugénie, auraient été acquis par la famille Niarchos.

La vente de 1887 a été un coup dur pour la collection historique de la Couronne française. La France tente toujours d'obtenir ce qu'elle a perdu, mais le retour au pays de ces joyaux autrefois magnifiques est de plus en plus difficile.

 

Terceiro Império e a Grande Venda


O Terceiro Império foi logo estabelecido em 1875, ao grito de "sem coroa, não há necessidade de um rei". Monarquistas extremistas tentaram se livrar da magnífica coleção de jóias da coroa, colocando-as à venda no Pavillon de Flore, no Louvre, em 1887. Esta venda atraiu considerável atenção, pois todos queriam ter um pedaço da história das jóias da coroa francesa. O maior sucesso foi alcançado pelos joalheiros americanos Tiffany and Co, que adquiriram 24 dos 69 lotes. Graças a eles, essas jóias históricas abriram caminho para os ricos da Era de Ouro Americana.


A tiara de diamantes de Josephine foi adquirida por Van Cleef e Arpels, Carl Faberg comprou a pérola La Regente, que acabou indo para a Rússia. Os 18 diamantes Mazarin também foram dispersos pelo mundo. A famosa tiara de pérolas e diamantes da Imperatriz Eugenie foi adquirida pela família Thurn und Taxis.


A bela flor e os broches de laço da Imperatriz Eugenie foram desmontados e refeitos para se adequar à tendência da moda do dia, causando um grande rebuliço no mundo joalheiro francês. As pulseiras de rubi e diamante também da Imperatriz Eugenie, foram supostamente adquiridas pela família Niarchos.

A venda de 1887 foi um grande golpe na histórica coleção da Coroa francesa. A França até hoje está tentando obter o que perdeu mas o retorno ao país destas jóias, outrora magníficas, se torna cada vez mais díficil.

 

En septembre 2020, j'ai eu le plaisir avec mon mari de visiter la Galerie D'Apollo du Musée du Louvre, récemment rouverte, une expérience très riche que nous avons faite avec un guide personnalisé du journal Le Figaro.

Là, nous avons pu voir en direct, certains de ces joyaux dont j'ai parlé ici ! Je partage avec vous quelques photos de cette visite historique enrichissante !

 

Em setembro de 2020, eu tive o prazer de com meu marido de poder visitar a recém reaberta Galerie D’Apollo no Museu do Louvre, uma experiência riquíssima que fizemos com um guia personalizado do jornal Le Figaro.

Lá nós pudermos ver ao vivo, algumas dessas preciosidade que eu falei aqui! Divido com vocês algumas fotos deste passeio histórico enriquecedor!


 

Et voilà ici je termine notre post d'aujourd'hui, où j'ai pu partager avec vous un morceau de ma passion : l'histoire des bijoux. Bien sûr, ce n'était qu'un bref morceau de cette riche histoire, de ce riche pays, qui continue jusqu'à aujourd'hui à être une référence dans le monde du savoir-faire de l'art de la bijouterie... J'espère que vous avez aimé !


Jusqu'à la prochaine fois,

Avec affection,


Laura Spiniella

 

Em setembro de 2020, eu tive o prazer de com meu marido de poder visitar a recém reaberta Galerie D’Apollo no Museu do Louvre, uma experiência riquíssima que fizemos com um guia personalizado do jornal Le Figaro.

Lá nós pudermos ver ao vivo, algumas dessas preciosidade que eu falei aqui! Divido com vocês algumas fotos deste passeio histórico enriquecedor!


E aqui eu finalizo o nosso post de hoje, onde eu pude dividir com vocês um pedaço da minha paixão: a história da joalheria. É claro que foi só um breve pedaço dessa rica história, deste rico país, que continua até hoje sendo uma referência no mundo do savoir-faire da arte da joalheria… espero que tenham gostado!


Até a próxima e um beijo carinhoso,


Laura Spiniella

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